O matelassê é uma técnica de costura que tem origem francesa e recebeu esse nome, matelassê, pois o mesmo significa acolchoado.
Você provavelmente, já deve ter visto por aí, o matelassê presente em acessórios femininos como bolsas, botas e sapatos, além de artigos de decoração como almofadas, sofás, roupas de cama e etc.
Segundo a wikipédia, o efeito matelassê é obtido com 2 rolos de tecido ou couro “doublé étoffé” e o enchimento com uma trama especial grossa, fiada com pouca torção, do tipo algodão, lã cardada, ou fibrane, que flutua no meio, deixando os motivos em alto-relevo (tipo “cloquê”).
Em geral, o matelassê é maquinetado, nós considerarmos ele também, como uma técnica “handmade”, uma vez que é necessário o uso contínuo e constante das mãos, para fazer os movimentos em conjunto com a máquina, e criar os efeitos surpreendentes que conhecemos.
Atualmente, o matelassê é super tendência no mundo da moda, principalmente quando tratamos de Bolsas e Acessórios de Couro. Talvez você até já soubesse o seu nome ou como ele é feito, mas aqui, vamos apresentar os diversos tipos de matelassê, numa variedade incrível de modelos de bolsas para você se apaixonar!
A História do Matelassê
O Matelassê ficou famoso após a estilista Coco Chanel desenvolver em 1955 uma coleção utilizando a técnica, inspirada por sua admiração pelas roupas dos jóqueis.
Muito utilizada em itens de decoração (como colchas, sofás e almofadas), ou na moda (em bolsas, calçados e até mesmo para o destaque de estampas), esta técnica sempre realizada com três camadas: um forro, o couro e um enchimento, faz com que o artigo, tenha sempre aquele relevo macio e toque suave. O acabamento final se deve graças aos pespontos da costura.
A Tendência do Matelassê Clássico
O matelassê é um tipo de trabalho manual muito interessante já que cada costura dá um novo estilo à peça. A costura é responsável neste caso por produzir o formato do relevo e textura sobre o tecido e pode ser executada em diversas formas, o que dará à peça um diferencial especial.
Não importa se os pespontos serão quadriculados, lineares, circulares ou em arabescos, o resultado final será sempre um luxo!
Na imagem abaixo, temos o exemplo de duas bolsas com estilo bastante moderno, “tiracolo e mochila”. Ambas utilizam-se da técnica do matelassê clássico, que é caracterizado pelos losangos formados pelas linhas diagonais cruzadas.
As variações e formatos diferentes utilizados no matelassê é o que tornará um produto diferente do outro.
Já nas bolsas acima, as linhas retas em diagonais acrescentam modernidade ao estilo que se mantém clássico.
A Tendência do Matelassê Geométrico
Uma das principais vantagens do matelassê é que ele não interfere na hora de escolher uma estampa ou cor de roupa. O matelassê é uma técnica que mantém os produtos neutros, combinando com praticamente tudo. O matelassê, apesar de atualmente estar em “alta” é completamente atemporal, ou seja, sempre está na moda.
Na imagem acima, vemos duas bolsas com um tipo de matelassê mais moderno, que brinca com as linhas, formando desenhos geométricos.
Acompanhe
O matelassê é, sem dúvidas, uma técnica que transcende o tempo e as tendências, mantendo sua essência de sofisticação e elegância em cada aplicação. Seja em bolsas icônicas, acessórios de moda ou peças de decoração, o efeito acolchoado e os detalhes em alto-relevo trazem um charme singular, elevando qualquer item ao status de luxo. Com suas infinitas possibilidades de padrões e texturas, o matelassê continua a encantar gerações, provando que a união entre tradição e inovação nunca sai de moda.
Fique ligado e acompanhe as próximas matérias da Evotec!